Produtores rurais de Riversul participaram na última semana de uma missão técnica à 25ª edição da Agroleite, em Castro (PR), promovida pelo Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Riversul, a Cooperativa de Produtores de Leite de Riversul e o Sebrae Aqui.
O grupo saiu de Riversul às 6h rumo à cidade paranaense, considerada a Capital Nacional do Leite, com o objetivo de conhecer de perto as inovações e tecnologias voltadas à cadeia produtiva do leite. A visita integrou uma série de ações do Sebrae-SP voltadas ao fortalecimento da pecuária leiteira e à profissionalização dos pequenos e médios produtores rurais da região.
Promovido pela Cooperativa Castrolanda, a Agroleite é considerada o maior evento técnico da América Latina voltado à produção leiteira. Ao longo de sua programação, os participantes puderam conferir exposições de animais das raças holandesa (preto e branco, vermelho e branco) e Jersey, além de acompanhar o Torneio Leiteiro, o Parque de Forragens, a Trilha do Leite e a Rota do Leite, com visitas a propriedades rurais da região.
Além das atrações práticas, o evento também ofereceu uma programação robusta de fóruns, painéis e palestras técnicas, abordando temas como mercado, inovação, sustentabilidade e tendências do setor.
Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP, Eduardo Galvão, que acompanhou a missão, os produtores tiveram uma vivência enriquecedora. “Esta foi uma oportunidade para que os produtores conhecessem soluções que podem ser aplicadas em suas propriedades, fizessem networking com empresários e grandes produtores do setor e se atualizassem sobre práticas mais eficientes e sustentáveis. Um espaço que inspira inovação e melhoria contínua”, destaca.
A edição passada da Agroleite movimentou cerca de R$ 520 milhões em negócios, reforçando o seu papel estratégico na cadeia produtiva do leite no Brasil.
A participação de Riversul no evento faz parte das ações do programa Cidade Empreendedora, implementado pelo Sebrae-SP, que busca impulsionar o desenvolvimento local por meio da capacitação de empreendedores e da valorização da economia regional.
Para o produtor rural, Laércio Azevedo, participar da Agroleite foi uma oportunidade para seus negócios. “Participar da Agroleite é de grande importância para mim, tanto pelo conhecimento adquirido, quanto pelas oportunidades de crescimento profissional. A feira proporciona acesso a novas tecnologias, informações relevantes para o campo e momentos de troca com outros produtores. Sou grato ao Sebrae por viabilizar essa experiência, que fortalece o nosso trabalho no dia a dia do campo”, enfatiza.