Nesta sexta-feira (22), em solenidade realizada no próprio conjunto habitacional, a CDHU, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano com as presenças de Marcelo Branco, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitacional; Silvio Vasconcelos, diretor de Engenharia; Luiz Antonio de Souza, gerente Regional (Sorocaba) e do prefeito Guilherme Gomes e vereadores, realizou a entrega das chaves às 216 famílias contempladas no município.
Nessa solenidade, estiveram também os prefeitos Mario Tassinari, de Itapeva, que recebeu as matrículas de 212 casas do Conjunto Habitacional Itapeva F, e Josi do Eliel, de Nova Campina, que recebeu 100 matrículas do Conjunto Habitacional Nova Campina C. Esses empreendimentos foram entregues em 2014 e 2016.
Confira no vídeo abaixo as falas de Silvio Vasconcelos, diretor de Engenharia; do prefeito Guilherme Gomes, e do secretário Marcelo Branco.
Prestigiando o evento, também estiveram os prefeitos José Ramiro Antunes do Prado, de Itaí; o prefeito Fabio Fernando de Souza, de Itaporanga, junto com o vice-prefeito eleito Jeferson Caju, e o vice-prefeito eleito de Itapeva, Generci Neves, e o comandate da Polícia Militar local, sargento-PM Júnior
O Conjunto Habitacional Nossa Senhora das Graças é composto por casas de dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 52 m2 de área construída. Todas as unidades estão equipadas com piso cerâmico nos cômodos, laje, azulejos na cozinha e no banheiro, estrutura metálica nos telhados e sistema gerador fotovoltaico, que contribui para a economia de energia e a sustentabilidade ambiental. Além disso, o residencial conta com infraestrutura completa, incluindo redes de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.
O empreendimento é resultado de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a prefeitura de Riversul, que doou o terreno. A CDHU investiu R$ 44,7 milhões na obra. As famílias contempladas foram selecionadas por meio de sorteio.
O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários-mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA – índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais. Todas as famílias que estão recebendo as chaves dos imóveis em Riversul tem renda de até cinco salários-mínimos. O valor da menor prestação é de R$ 282,40 (duzentos e oitenta e dois reais e quarenta centavos).